O que é ser jornalista?

O livro da vez é “O que é ser jornalista” do colunista do O Globo, Ricardo Noblat. Não lembro exatamente o que me motivou a compra desse livro, não é por que sou jornalista que tenho que sair lendo todos os livros sobre a minha profissão. Mas essa foi uma das aquisições pela qual não me arrependi.

Acredito que é uma leitura que transcende o interesse pela profissão. Lógico que, para quem é jornalista ou pensa em ser, a leitura é ainda mais saborosa, mas acredito que ele também irá agradar a outros profissionais que tem o mínimo de curiosidade para conhecer como funciona o quarto poder. Sim, a imprensa funciona como um quarto poder e, muitas vezes, me assusta saber do que são capazes para defender seus interesses. É um jogo sujo e que nem sempre o público percebe.

Se antes de ler esse livro eu já era fã do Noblat, passei a admirá-lo ainda mais. Isso porque nem conclui o livro, estou na metade.  Ele é daqueles que defende o verdadeiro compromisso do jornalista que é com os interesses da população.  Deveria ter lido esse livro nos períodos que entrei em crise durante a faculdade e perguntava se estava no caminho certo. Mas nunca é tarde para ter esse tipo de aula. Ótima leitura também para entender um pouco mais dos bastidores políticos, como esse período de eleições em que os interesses dos grandes grupos de comunicação ficam nas entrelinhas das matérias referentes aos candidatos. Cabe ao eleitor tentar fazer essa leitura. Recomendo!

 Classificação
Ficha Técnica
Editora: Record
Autor: RICARDO NOBLAT
ISBN: 8501071285
Origem: Nacional
Ano: 2004
Edição: 1
Número de páginas: 272
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Para quem ama ler



Algumas blogueiras já me conhecem através de outro blog que já alimento há um ano, o Home Doce Home. Andei sumida dele, mas já voltarei com força total, afinal uma das minhas paixões é o assunto decoração. Mas outra paixão que carrego comigo e que é o motivo para a criação desse novo blog é o amor por livros. Sim...meu sonho era morar em uma biblioteca! Aos poucos acredito que conseguirei realizá-lo e quero usar esse espaço para falar sobre esse amor, trocar ideias sobre leituras, adaptações para o cinema e até onde encontrá-los mais em conta.

O blog O livro da vez também surge por uma necessidade de encontrar um tempo na minha agenda para colocar minhas leituras em dia e servir como incentivo à doses diárias de leitura. Confesso que apesar da minha paixão, esse hábito estava sumindo da minha vida e adiado sempre para depois. Duro confessar isso, mas nada que a alimentação desse novo blog não mude essa realidade.Sejam bem-vindos e boa leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Visualizações