Livros que marcaram...


Não sei exatamente quando começou minha paixão pelos livros. Apesar de ter uma memória de elefante, não consigo me lembrar do momento exato que descobri o quanto é gostoso ler. Mas recordo com facilidade de alguns livros que eu li umas 3, 4 ou até mais vezes durante o começo da minha adolescência. Era a fase da leitura dos paradidáticos, alguns indicados pela escola, outros descobertos entre as amigas e que nos cativaram durante aquele período da vida. Alguns eu até dei para minha irmã e vi o quanto temos gostos parecidos, porque ela também gostou. Pelos títulos vocês vão perceber o quanto fui uma menina romântica (hoje ainda sou, mas agora com o pé bem mais no chão). Vamos ao três preferidos:


Esse vou confessar que peguei emprestado da biblioteca e nunca devolvi (psiu! segredo viu). Achei uma história tão linda. Carolina conheceu Caê na faculdade (eu já sonhando com a época de facul) e se apaixona por ele, mas o rapaz não esqueceu seu antigo amor. Você acredita que novos amores podem curar velhas feridas? Na época tinha mania de anotar as frases que mais me chamavam a atenção nos livros que eu lia e escrevia em uma agenda cheia de poemas, músicas, recortes (bem coisa de menina). Ai vai um trecho: Ah! Aquilo não foi beijo não...Foi o coração chegando em casa e encontrando a mesa posta e a cama arrumada e cheirosa...Não foi prece, nem juramento, mas foi uma graça. Desapareci. Virei uma borboleta pequena, verde como o olhar dele. 


Já esse livro ganhei de algum professor de Português. Na escola, eles tinham hábito de sortear livros na sala para incentivar ainda mais a leitura. Foi amor à primeira vista, aliás a primeira leitura. O livro conta a história de Joana, uma menina como muitas ideias na cabeça e uma agenda confidente, um sonho a ser realizado, amores e amigos. Descolada e que desfrutava de uma certa liberdade que qualquer garota nessa idade sonha em ter. Eu lia sempre querendo ser um pouco da Joana, viver suas histórias e descobertas. Esse eu dei de presente para minha irmã junto com o próximo. O primeiro, infelizmente, emprestei para alguém que nunca devolveu o livro (isso é tão chato!). 


Esse foi adotado pela escola. E sua leitura veio para resumir toda a minha fase de menina romântica. O livro conta a história de Isabel, uma menina que se achava feia, mas que tinha se apaixonado por Cristiano. Como acreditava que nunca teria nenhuma chance com ele ajudou o relecionamento dele com sua amiga, escrevendo cartas de amor. Chorava lendo esse livro (ainda bem que essa fase passou).Copiei um dos trechos de uma carta escrita por Isabel: Não quero que o amor pare no tempo da jura de ontem. Ouça o amor de hoje, que será bem menor que o de amanhã...

Nossa...lembrando desses livros também veio na memória momentos maravilhosos dessa fase. Tempo bom e que a gente não valoriza tanto, pensa sempre que será melhor quando formos adultos. Agora retornando a essa época em que eu copiava trechos dos livros (ou frases) tive uma ideia para o blog. Como estou na fase de leitura da meta 2011, vou colocar, aí na lateral o trecho do livro da vez. A cada semana um textinho novo, para quem sabe despertar seu interesse pela obra. E aí gostaram? O primeiro vai ser de Comprometida!

3

  1. Marilia disse...:

    Desses ai, o único que li foi a Marca de uma lágrima. Não lembro se gostei. Na verdade, a relação que eu tenho com os livros que fui obrigada a ler na escola não é das melhores. O fato de ser uma obrigação me faz esquecer se era bom ou não...Sinto que poderia ter sido uma leitora melhor na adolescência se n fosse obrigada a ler...se eu pudesse escolher. Mas nisso n incluo os clássicos....Helena, por ex, lembro que adorei! Esse sim era totalmente romantico pra mim! ehehehehe

    Adorei a ideia dos trechos dos livros, Ana Paula! Vou acompanhar sempre...bom que eu mato a saudade de Comprometida. Depois dele, já terminei Cavalos Partidos e já estou em A Cabana. Até agora, gostando bastante....viu ai? virei uma leitora de verdade!!

  1. Ana Paula Almeida disse...:

    Menina você está cumprindo a meta melhor do que eu! Ainda não consegui terminar de ler Comprometida, mas de antemão já digo que comecei a gostar, saiu da fase chata! A Cabana também está na minha lista de leitura de 2011 que é o tema do próximo post. Eu toda empolgada para voltar aos blogs com força total e o que me acontece...pego a virose que tá na moda aqui em Fortaleza. Derruba qualquer um! Mas enfim...estou me recuperando! E cadê as atualizações no teu blog? bjo

  1. Unknown disse...:

    Eu também li A marca de uma lágrima! Heheh história bem bonitinha, um dos primeiros livros que li...
    abs!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Visualizações