Posso confessar?

O post de hoje é sobre o livro da vez! Depois de desistir de ler a biografia do Saramago resolvi então continuar no mesmo gênero. Não sei se já falei aqui que adoro biografias e saber um pouco da história por trás de grandes nomes. Comecei (e pretendo terminar) a biografia do Hitler e do Bin Laden. Na época, estava na faculdade e sempre que ia renovar o empréstimo tinha alguém que já estava na fila. Então era obrigada a devolver o livro e esperar, até meses, para consegui-lo de novo. Calma, não sou nenhuma psicopata que só curto ler sobre "loucos", acho que o grande motivo que sempre chamou a minha atenção era tentar saber em que momento da vida eles escolheram o caminho que traçaram e, quem sabe, descobrir que fatores ajudaram para isso.

Não é o caso dessa biografia. O biografado já até foi considerado louco, mas hoje é mais conhecido como um fenônemo da literatura, além de ser odiado por muitos. Eu sei que posso até perder leitores com essa minha declaração, mas eu gosto de Paulo Coelho e tento entender como um escritor que já vendeu 100 milhões de livros em mais de 150 países tem tantos críticos negativos. Enfim, acho que temos que respeitar o gosto dos outros e esperar esse mesmo respeito pelo que você aprecia. Mas nem sempre agi assim. Por muitos anos, ao ouvir as pessoas falando mal dos livros dele, eu me calava e preferia não emitir opinião. Achava que se eu dissesse que gostava iam me criticar. Pura besteira a minha. 

Paulo Coelho entrou na minha vida em 1998 com a novela Brida, exibida pela extinta rede Manchete. Comecei a gostar da novela e descobri que era baseada na obra de um autor. Então minha tia chegou com o livro emprestado em casa e eu devorei rapidinho. Após a leitura passei até a detestar a novela, uma vez que o livro era muito melhor. A adaptação deixava muito a desejar e fugiu muito da Brida original de Paulo. 

Quem era esse escritor que falava de misticismo e bruxaria? Descobri que ele tinha escrito obras que ganharam destaque mundial, antes mesmo de Brida. E li "O Diário de um Mago", "O Alquimista", "As Valkirias", "Verônica Decide Morrer", "Na Margem do Rio Pietra eu sentei e chorei", "Monte Cinco", "Onze Minutos", "O demônio e srta. Prym"...para este ano estão na minha lista "A Bruxa de Portobello" e "Zahir" que estão lacradinhos, ali na minha estante. Vou confessar ainda mais...enquantos minhas amigas tinham pastas de fotos de Leonardo di Caprio, Brad Pitt e outros galãs, eu guardava todas entrevistas que lia sobre o Paulo Coelho e acho que ainda encontro essa pasta na minha avó. 

O Mago chegou nas minhas mãos de presente de alguém que não gosta nenhum um pouco de Paulo Coelho. Sorte a minha que ganhei mais um livro para minha coleção. E já comecei a lê-lo. O que acho que ajuda também em uma boa biografia é quem a escreve. Fernando Moraes sabe muito bem como conquistar o leitor. Ele já havia me conquistado em outra biografia, "Chatô, o Rei do Brasil", que pretendo comprar um dia. Achei uma matéria ótima na Folha sobre como foi o processo de apuração da vida de Paulo Coelho ( os bastidores da obra) e para quem gosta, vale a pena o clique. Também trouxe um vídeo interessante com um trecho do making off da gravação do audiolivro, narrado pelo ator José Mayer.

2

  1. Marilia disse...:

    Ana,
    li muito Paulo Coelho na minha adolescência e sem duvidas ele foi o escritor que mais li...O primeiro foi Nas Margens do rio....Depois foi um atrás do outro: Brida, O diário de um mago, Veronica decide morrer (esse é meu preferido...tu assistiu ao filme?)...e o último foi O demonio e a srta Prym....esse ja não gostei e foi qnd comecei a abandonar o Paulo Coelho, para a felicidade do meu pai, que achava vergonhoso a filha ler aqueles livros eheheheheheh Eu confesso que oq eu mais gostava dos livros era essa coisa da auto-ajuda disfarçada, até pq minha adolescência foi povoada por auto-ajudas....depois, cansei disso e consequentemente das obras dele. Não tenho mais vontade de ler os livros dele, ainda que Veronica continue sendo um dos meus preferidos.
    Mas imagino q essa biografia deva ser mesmo interessante, pq a vida dele foi bem "exótica"....quem sabe um dia :) bjossss

  1. Ana Paula Almeida disse...:

    Marília, também faz um tempo que não leio livros do autor, mas acho que está mais relacionado a fase em que tive vergonha de admitir gostar dele. Não assiste o filme Veronika Decide Morrer, é bom? Queria muito era que o Alquimista tivesse concretizado sua ida para as telonas. Ouvi falar de sua adaptação, mas acho que nunca chegaram a concluir. Quanto a parte de auto-ajuda nunca chamou minha atenção. Gostava mais do lado místico (bruxas, anjos...). Agora, por enquanto, recomendo a leitura. Estou adorando, tanto porque a vida dele é bem curiosa, quanto a forma como o Fernando Moraes narra. Torna a história ainda mais atrativa!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Visualizações