Seus filhos serão leitores?

Seu filho será médico? Jornalista? Mágico? Tenista? Bom...difícil saber do futuro, mas eu acho que como mãe quero pelo menos poder oferecer um leque de opções para que ele consiga ser o que ele quiser. E uma das ações que pretendo fazer é estimulá-lo a leitura. Pode até ser que ele não goste, mas isso vai ser uma escolha que irá partir dele (ou dela né) quando puder decidir sozinho.

Lembro-me como se fosse hoje o cuidado que eu tinha com meus livros 365 histórias da Disney. Uma história para cada dia e os livros divididos pelas estações do ano. Dumbo, Pato Donalds, Mogli...todos eles fizeram parte da minha infância. E foi a partir deles que comecei a gostar de ler. Adorava poder ir à biblioteca e trazer livros para casa. Devo isso a minha educação e quero então repassar isso para Ana Luiza ou Luiz Henrique. Quem são? São os nomes que escolhi para meu futuro filho ou filha...ou quem sabe os dois. Como disse, não sabemos do futuro. Mas podemos fazer nossa parte.

Achei no Portal M de Mulher uma lista com algumas dicas interessantes e selecionei as que, com certeza, irei fazer:

01.Dê livros de presente
Ao presentear as crianças da família, procure dar livros interessantes. O exemplo dos adultos em relação à leitura influencia muito na formação de bons leitores.
02. Leiam juntos na cama
Diminua o tempo diante da televisão antes de dormir e escolha um livro de cabeceira para que pais e filhos leiam juntos, um pouquinho por dia.
03. Frequente livrarias
Sempre que puder, leve seu filho a livrarias e espaços culturais. Nesses locais, autores lançam livros em eventos com contação de histórias, rodas literárias e sessões de autógrafos.
04. Mostre obras cinematográficas
Alguns dos filmes que seu filho adorou, como Harry Potter, As Crônicas de Nárnia ou O Senhor dos Anéis, foram adaptados de obras literárias. Ofereça os textos originais.
05. Tenha livros à vista
Deixe os livros num móvel acessível. Eles devem ficar ao alcance da mão, para que não seja necessário pedir a um adulto quando der vontade de ler.

1

  1. Carol Carneiro disse...:

    Oi, gataaa!!! Tô arrasada! Escrevi um tanto aqui pra vc e acabou bateria notebook e perdi tudo! Buááá'.. Bem, só queria dizer que vou seguir seu conselho sim com meus filhos e enquanto isso faço com meus 2 sobrinhos lindos (um de 3 anos e outro de 5 anos).Aqui na casa do meu pai ainda tem todos os nossos livros de criança (ótima lembrança!)e eles dois adoram que a gente conte. Meu pai q/ é o contador oficial..rsrsr...ele adora!Mas estou feliz em saber já anda pensando em "babies", gata!Que lindo!!!Quando vierem que seja com saúde, porque amor eles vão ter demais, né!E que quando crescerem vamos trocar idéias virtuais e daremos continuidade à nossa amizade virtual!bjks: Carol Carneiro

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Visualizações