O Mago

Mais um livro concluído e com grande satisfação. Não só por ter gostado da biografia escrita por Fernando Morais como também pelo prazer de ver minha lista de livros lidos aumentando e a empolgação de tentar continuar nesse ritmo.

Agora vou dar um conselho e segue quem quiser. Você não gosta de Paulo Coelho, então sugiro que veja esse exemplo de perseverança e de obstinação. Pode até continuar não gostando da obra dele, mas vai admirar parte de sua trajetória e respeitar um escritor tão famoso mundialmente.

Fiquei surpresa com alguns trechos da vida de Paulo Coelho como envolvimento com drogas, o questionamento de sua própria sexualidade e até a carreira de ator. Mas alguns trechos eu sabia (sem a riqueza de detalhes que traz a biografia) como as internações no hospício, a parceria musical com Raul Seixas e o interesse pela magia negra.

Em boa parte da biografia senti muita pena dele. Mesmo alcançando tudo que sempre sonhava que era ser um escritor famoso e reconhecido, a crítica brasileira não dava sossego e analisava sua obra como lixo. O que me fez refletir sobre a importância de se basear por elas (isso vai render um post futuro). Sei que muitos não gostam e até leram para poder emitir uma opinião sobre sua obra, mas conheço e já ouvi diversas pessoas repetirem apenas o que era dito pela crítica. Comportamento bem cômodo seguir a maioria (por diversas vezes eu também agi assim). Mas durante a faculdade aprendi que para criticar você tem que conferir o objeto (seja um livro, um programa, um filme...) e fazer juízo de valor a partir da sua opinião.

Recomendo a leitura e termino mais segura de dizer que eu gosto de Paulo Coelho. E se você é daqueles que precisa do respaldo de alguém para se permitir conhecer sua obra, então vou te confessar que Jorge Amado foi um de seus defensores quando boa parte dos escritores o ignoravam.

E agora, qual será o próximo livro da vez? Não resisti e comecei a ler Desonrada
Você pode me ajudar a escolher o próximo livro votando na enquete: #ajudaleitor.

Classificação:



Ficha técnica:
Editora: Planeta do Brasil
Autor: FERNANDO MORAIS
ISBN: 9788576653608
Origem: Nacional
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 632
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

2

  1. Carol Carneiro disse...:

    Gata, passei aqui só para lhe contar de uma campanha super legal q/ provavelmente vc já conheça. Você tem um livro em casa que já leu e gostou e vai passá-lo adiante. Então "esqueça-o"em algum lugar (banco do ônibus, numa praça, num auditório..onde quiser) e deixe um recadinho dizendo q/ aquela pessoa q/ o encontrou deve ler e passar esta idéia adiante. Assim, ajudaremos a passar culturas e insentivar a leitura, além de colaborar com aqueles que sabem e gostam deler, mas q/ às vezes não têm muita condição de comprar livros. Fiz e me senti muito bem e feliz em poder fazer minha parte e ajudar. Quem sabe vc expande isso aí na sua terra linda, gatona!É só um convite, viu, amiga? Não se sinta na obrigação, por favor! Como seu blog é sobre livros, achei tudo a ver!bjs: Carol

  1. Ana Paula Almeida disse...:

    Carolzita...não consigo! Acho a iniciativa muito boa, mas preciso aprender a desapegar mais dos meus livros (rsrsrs). Sei que é até egoísta essa atitude, mas tenho até pena de emprestá-los. Porque fico p. da vida com a falta de cuidado que as pessoas tem com os livros. Mas quem sabe um dia eu consiga né! Vou começar a me desapegar de livros que não gostei (assim fica mais fácil!). Obrigada pela dica linda! bjos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Visualizações