Horas perdidas!

Sei que é vergonhoso dizer isso e admitir sentir inveja. Mas vou mentir porque? Sinto muita inveja daquelas pessoas que lêem, compenetradas, seus livros no ônibus. Eu simplesmente não consigo e não foi por falta de tentativa. 

Em geral, passo umas duas horas do meu dia no trajeto casa/trabalho/casa (há dias que gasto bem mais) e acabam sendo horas perdidas. Horas que fico observando essas pessoas que conseguem aproveitar melhor esse tempo inútil em que ficamos presos em engarrafamentos sem-fim. Nas poucas tentativas que fiz, de ler em movimento, a dor de cabeça sempre me visitou acompanhada de sua amiga enjôo. Acabava frustrada fechando o livro, olhando fixamente pela janela e respirando fundo para chegar logo ao meu destino. 

Já até me peguei, algumas vezes, com vontade de perguntar ao passageiro ao lado, concentrado em sua leitura, como ele consegue essa façanha. Ou então fico com vontade de avisá-lo que um dia ele pode deslocar a retina, para vê-lo parar sua leitura. Em uma dessas vezes, acredito que pessoa pensou que eu estava lendo o livro com ela, tamanho foi meu olhar fixo para a cena. Deve ter pensado: que menina metida!

Mas com a criação do blog e a vontade de ler cada vez maior, sinto a necessidade de acostumar o meu organismo a esse tipo de leitura. É porque acredito que tudo na vida é questão de costume. Aproveitei e fui pesquisar sobre a possibilidade de deslocar minha retina e pelo que eu li, parece que essa informação não procede. Segundo o Dr. Luiz Gouveia Andrade, médico oftalmologista, formado pela Faculdade de Medicina de Lisboa, o único problema é sua visão cansar-se mais fácil e rapidamente, uma vez que o seu ponto de fixação vai sendo constantemente ajustado em função das oscilações causadas pelo movimento. Esses movimentos obrigam a um permanente esforço muscular para manter os seus olhos centrados nas palavras que lê e forçam as lentes do seu olho que focam as imagens a um movimento contínuo. Estes acontecimentos geram cansaço visual e, potencialmente, dores de cabeça mas não prejudicam a sua visão (fonte: Saber Viver - oftalmologia). 

Já o Dr. Salmir El Faro, oftalmologista de São Paulo, afirma que não há relatos ou estudos que comprovem que ler em ônibus cause algum dano preocupante aos olhos e que os problemas mais comuns provocados nas pessoas pela leitura em movimento é a fadiga ocular ou mesmo vertigens (tonturas) (fonte: Viva Saúde). E você costuma ler em movimento? 

1

  1. Carol Carneiro disse...:

    Oi, amiga! Kkkkkk....eu simplesmente não leio, porque passo mal lendo em movimento...rsrsrrs....que vergonha...Kkkkkk...bjs: Carol Carneiro

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Followers

Visualizações